quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CORINTHIANS & A saída da Segunda Divisão!



CORINTHIANS - A saída da segunda divisão

Chegar até lá não foi tarefa fácil, durante muitos anos o clube tentou, lutou, fez muitas loucuras financeiras, até que em 2007 desceu de vez para a fossa do futebol brasileiro.
.
Porém, com dignidade, com muita luta e suor na testa o Corinthians conseguiu sair pela porta de cima do lugar que mais combina com sua história.
.
E tudo isso é retratado em apenas uma foto:


CORINTHIANS - A merda é ser você!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um Time Apequenado





Essa foto mostra a decadência da torcida santista residente em Santos, e é amostra perfeita para a falta de um tipo de fanatismo que não é captada nem sentida pela maioria dos torcedores dessa cidade que tem o privilégio de ter o time do Santos como patrimônio.

As médias dos últimos torneios nacionais dos quais o Santos participou são médias dignas de times de série B e C, de times medíocres e sem metade, aliás, sem um terço das glórias que o glorioso ostenta. Vão dizer e berrar que a cidade comparada as grandes capitais é minúscula, que o ingresso é caro, que o acesso é difícil, que tava muito frio, e blá blá blá tal como sempre esses iludidos gostam de enxergar.

Mas o problema não é esse. O problema não é de ordem financeira, é de ordem emocional. A torcida santista espera o time jogar bem para apoiá-lo, espera espetáculo para ver motivo para o pagamento de um ingresso. Além da má-administração, além dos jogadores frouxos da atualidade, não temos nas arquibancadas (e isso desde o inicio da Era dos Meninos da Vila bi-Campeões Brasileiros que muitas vezes jogaram para as moscas em uma Vila Belmiro repleta de lugares vagos) uma torcida de verdade. Temos facções, fragmentos contrários uns às outros, sendo assim não podemos esperar de uma torcida tão heterogênea um grande público ou grande espetáculo de cânticos.

Como mudar a situação? Não, não acabará. A torcida do Santos é acomodada, espera sempre a queda de um Rei em suas terras para ir ao estádio ou a sorte de um presidente. E os poucos fiéis que sempre estão lá acompanhando o clube não chegam a 10 mil testemunhas por jogo. Um fracasso, uma lastima, uma realidade que apequena o clube não só dentro de campo.

O Santos deveria se desligar dessa cidade e investir na cidade de São Paulo. Mas é um projeto muito grande para um presidente e uma torcida que pensam tão pequeno.

Na Wikipédia assim é explicado o fanático: “o termo Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou idéia ou política ou até mesmo atos extremos, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo.”

Você acredita que em Santos temos mais de 10 mil torcedores fanáticos com condições financeiras para acompanhar a maioria dos jogos do Santos em um Torneio Nacional? A resposta está na foto acima!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

É a hora do Exu comer a Galinha Preta!


O Corinthians vive um ano magnífico em se tratando de glórias. Campeão Paulista (em cima do Santos, a propósito) e campeão com todos os méritos (pois era sim imbatível na fase final) da Copa do Brasil. Vaga garantida para a Liberta 2010, o time da marginal entra hoje em campo para comemorar o seu nonagésimo nono aniversário diante do Santos querendo acima de tudo uma vitória que o alavanque rumo ao terceiro título no ano, o que seria de fato memorável (como foi para a torcida dos smurfs em 2003) para um time que demonstrou muita luta dentro da segundona ano passado e se planejou soberbamente para este ano. Evidentemente os resultados vieram, e um foi de forma invicta. Méritos para quem soube usar os "erros" das arbitragens e outras coisitas más em seu próprio favor!
Do outro lado estará o Santos, time que esse ano conseguiu duas façanhas negativas para sua própria história: perdeu o primeiro jogo da final em casa para o Corinthians (se ganhasse de 1 a 0 seria suficiente) e foi eliminado em casa pelo CSA, um time tão mediocre que foi rebaixado no fraquissímo campeonato alagoano para a segunda divisão. Santa desgraceira que se abateu esse ano sobre a Vila Belmiro! Uns dizem que a culpa é da modernização do estádio que fez com que a Vila ficasse menos "agressiva" para os visitantes, outros dizem que é porque o time é uma porcaria mesmo e muitos jogam sem vontade. O fato é que é notório a decadência nos resultados dentro da Vila Belmiro, nem de longe ela vem representando temor para os adversários. O Flamengo, que é um time horrível e tinha um tabu de mais de trinta anos no alçapão, visitou o Santos e levou três pontos que hoje colocariam o peixe entre os cinco melhores do Brasil.
Mas como o jogo de hoje é no Pacaembu as coisas mudam um pouco de figura. Nesta década no estádio Paulo Machado de Carvalho o Corinthians bateu o Santos em quatro oportunidades (entre elas o famigerado 7 a 1 em 2005), e o Santos, nesta mesma década, bateu o Corinthians quatro vezes dentro do estádio ainda municipal.
Com tanto equilíbrio nos números o mais provável é um empate com muitos gols (que é característica ímpar do confronto desde do primeiro jogado no Palestra Itália em 1913, quando o Santos enfiou 6 a 3 no clube paulistano) em uma partida muito emocionante onde a velocidade dos contra-ataques dará o tom da peleja.
Como santista previnido, já peguei meus três pés de galinha preta, acendi quatro velas preta e orei para o velho Zé Pilintra para fazer a galinhada sofrer hoje e nos levar enfim a uma boa sequência de resultados para meu o querido e mau administrado clube do coração.
VAI PRA CIMA DELAS, SANTOS!
.
.
PALPITE DO EXU - corintia 1 x 2 Santos

quinta-feira, 13 de agosto de 2009



Ontem tive o prazer de assistir o jogo entre porcos e galinhas mineiras, e sinceramente gostei do que vi. Para falar a verdade, não assisti inteiro, estava editando um clipe e acabei vendo algumas partes. Mas o que pude acompanhar foi interessante, com muitos momentos emocionantes e chances boas, muito mais para o Palmeiras que para o Galo, que jogava em casa.

Caso houvesse a necessidade de um vencedor, não temeria apontar para o clube verde. Entretanto, a lógica no futebol não existe. O empate foi justo, se fizeram dois gols, foi uma partida de dois gols de fato. O resto foram acumulos de erros de finalização. Como por exemplo o penalty desperdiçado pelo jogador do Atlético.

Porco provavelmente se sagrará campeão do primeiro turno, o que quer dizer absolutamente nada!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

SANTOS FC – Um presidente vitorioso, uma realidade desastrosa



Da geração Diego e Robinho para a geração Neymar e Paulo Henrique. Grandes diferenças em campo, notórias similaridades na administração. Em 2002 estava o Santos fadado a lutar para não cair, na perspectiva da imprensa. Com o time sem grana (toda ela gasta em equipe com medalhões no ano de 2001) a esperança do torcedor santista naquele ano era no máximo conquistar uma vaga para a Libertadores. Mentira, naquele ano, antes do Nacional, a gente não sonhava com nada além de não cair, como a imprensa falava. Ninguém fora a própria equipe de Emerson Leão acreditava naqueles novatos desconhecidos, creio que nem Marcelo Teixeira, que viu assim cair em seus braços uma geração que hoje recheia clubes estrangeiros e a seleção brasileira.
Já na atualidade santista: o presidente é o mesmo daquele tempo glorioso, a situação financeira é a mesma (vendeu uma geração pro futebol Europeu e conseguiu chegar em 2009, praticamente, afundando em dividas astronômicas); porém, hoje existe um agravante que é mais tenso do que o agravante que existia naquela época - o fato de que o restante da equipe é fraquíssimo, principalmente no que diz respeito a lateral-direita e zagueiros. Se naquele tempo podíamos nos dar o direito da dúvida em relação a real conseqüência que aquela geração de jogadores conseguiria atingir, neste atual tempo não é permitido esse direito, pois sabemos logo após assistir o primeiro tempo de qualquer partida do Santos que a falta de titulares capazes para determinados setores e um banco de reservas decente não dão chances para que exista sonhos com uma posição privilegiada neste Nacional. Luxa, mesmo ele que quando é mais treinador do que empresário faz milagres, não conseguirá tirar leite de pedra. O elenco do Santos é cafajeste, existem intrigas, corpo mole, falta de determinação, amor ao trabalho, existe vagabundagem no Santos. A desunião é um câncer para qualquer trabalho em grupo, onde cada elemento é parte de um todo que precisa funcionar com harmonia seo desejo for os bons rendimentos. Caso Luxa consiga sanar o problema deste grupo, o que duvido muito, o Santos pode até se classificar para a Libertadores, quiçá ser campeão. No entanto, uma pergunta fica no ar: você acreditaria em um time que tem Roni como primeira opção pro ataque? É rir para não chorar na véspera da tragédia.
Na conclusão sobre a comparação entre as duas gerações santistas fica a certeza de que: o continuísmo do presidente, sendo vencedor ou perdedor, leva sempre às desgraças financeiras o clube que escolhe essa forma de administração. Pelo menos no Brasil, os grandes clubes que optaram pela política do continuísmo fracassaram grandemente em suas pretensões, cito para ilustrar o Palmeiras de Mustafá, o Corinthians de Dualib e o Flamengo de Cleber Leite. Não nego que ganharam campeonatos tais presidentes, entretanto o que fica no fim de tudo é uma enorme conta para pagar depois da festa.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Santos x Grêmio - Campeonatos Nacionais


17/11/1959 – Santos 4 x 1 Grêmio – Pacaembu
25/11/1959 – Santos 0 x 0 Grêmio – Olímpico
16/01/1964 – Santos 3 x 1 Grêmio – Olímpico
19/01/1964 – Santos 4 x 3 Grêmio – Pacaembu
12/03/1967 – Santos 1 x 1 Grêmio – Olímpico
27/11/1968 – Santos 3 x 1 Grêmio – Pacaembu
28/09/1969 – Santos 1 x 2 Grêmio – Olímpico
11/10/1970 – Santos 2 x 0 Grêmio – Olímpico
01/09/1971 – Santos 0 x 1 Grêmio – Olímpico
14/10/1972 – Santos 3 x 2 Grêmio – Pacaembu
14/12/1972 – Santos 0 x 1 Grêmio – Pacaembu
05/09/1973 – Santos 0 x 0 Grêmio – Pacaembu
12/12/1973 – Santos 4 x 0 Grêmio – Pacaembu
27/01/1974 – Santos 0 x 1 Grêmio – Olímpico
07/07/1974 – Santos 1 x 0 Grêmio – Olímpico
12/09/1976 – Santos 0 x 0 Grêmio – Olímpico
17/06/1978 – Santos 0 x 0 Grêmio – Morumbi
07/02/1985 – Santos 1 x 1 Grêmio – Morumbi
20/03/1985 – Santos 0 x 3 Grêmio – Olímpico
03/10/1987 – Santos 1 x 0 Grêmio – Pacaembu
04/12/1988 – Santos 2 x 1 Grêmio – Vila Belmiro
24/09/1989 – Santos 0 x 0 Grêmio – Olímpico
01/10/1990 – Santos 0 x 0 Grêmio – Vila Belmiro
18/04/1991 – Santos 1 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
29/09/1993 – Santos 1 x 0 Grêmio – Olímpico
07/11/1993 – Santos 2 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
23/11/1994 – Santos 0 x 1 Grêmio – Olímpico
19/10/1995 – Santos 4 X 1 Grêmio – Vila Belmiro
12/11/1996 – Santos 0 x 3 Grêmio – Olímpico
23/07/1997 – Santos 3 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
13/09/1998 – Santos 2 x 3 Grêmio – Olímpico
30/10/1999 – Santos 2 X 1 Grêmio – Vila Belmiro
12/08/2000 – Santos 2 x 0 Grêmio – Olímpico
04/11/2001 – Santos 4 X 2 Grêmio – Vila Belmiro
14/09/2002 – Santos 2 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
01/12/2002 – Santos 3 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
04/12/2002 – Santos 0 x 1 Grêmio – Olímpico
02/08/2003 – Santos 0 x 2 Grêmio – Olímpico
07/12/2003 – Santos 2 X 2 Grêmio – Vila Belmiro
04/08/2004 – Santos 1 x 3 Grêmio – Olímpico
05/12/2004 – Santos 5 X 1 Grêmio – Benedito Teixeira
31/05/2006 – Santos 0 x 1 Grêmio – Olímpico
08/10/2006 – Santos 1 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
30/06/2007 – Santos 0 X 0 Grêmio – Vila Belmiro
22/09/2007 – Santos 0 x 1 Grêmio – Olímpico
09/07/2008 – Santos 1 X 1 Grêmio – Vila Belmiro
08/10/2008 – Santos 0 x 2 Grêmio – Olímpico
10/05/2009 – Santos 1 x 1 Grêmio – Olímpico


TOTAL DE JOGOS – 48
Vitórias do Santos – 22
Vitórias do Grêmio – 14
Empates – 12

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Santos x Cruzeiro - Campeonatos Nacionais



30/11/1966 – SFC 2 x 6 CEC - Mineirão
07/12/1966 – SFC 2 x 3 CEC - Pacaembu
19/04/1967 – SFC 1 x 3 CEC - Mineirão
13/10/1968 – SFC 2 x 0 CEC - Morumbi
05/10/1969 – SFC 2 x 3 CEC - Morumbi
27/09/1970 – SFC 1 x 1 CEC - Mineirão
03/10/1971 – SFC 1 x 0 CEC - Mineirão
11/10/1972 – SFC 0 x 2 CEC - Mineirão
10/02/1974 – SFC 0 x 0 CEC - Pacaembu
13/04/1974 – SFC 1 x 0 CEC - Pacaembu
28/07/1974 – SFC 1 x 3 CEC - Morumbi
16/10/1977 – SFC 0 x 2 CEC - Pacaembu
01/02/1981 – SFC 0 x 0 CEC - Morumbi
20/03/1983 – SFC 1 x 1 CEC - Mineirão
30/03/1983 – SFC 5 x 0 CEC - Morumbi
04/09/1986 – SFC 3 x 2 CEC - Mineirão
22/11/1987 – SFC 0 x 1 CEC - Pacaembu
01/12/1988 – SFC 1 x 3 CEC - Vila Belmiro
15/10/1989 – SFC 0 x 0 CEC - Mineirão
26/09/1990 – SFC 1 x 1 CEC - Mineirão
08/04/1991 – SFC 4 x 0 CEC - Vila Belmiro
09/05/1992 – SFC 1 x 2 CEC - Vila Belmiro
17/08/1994 – SFC 0 x 0 CEC - Mineirão
18/09/1994 – SFC 4 x 1 CEC - Vila Belmiro
22/10/1995 – SFC 2 x 1 CEC - Vila Belmiro
24/11/1996 – SFC 1 x 2 CEC - Mineirão
08/11/1997 – SFC 2 x 2 CEC - Vila Belmiro
02/08/1998 – SFC 2 x 1 CEC - Mineirão
10/11/1999 – SFC 3 x 3 CEC - Vila Belmiro
02/09/2000 – SFC 1 x 1 CEC - Vila Belmiro
11/11/2001 – SFC 4 x 2 CEC - Vila Belmiro
13/10/2002 – SFC 4 x 1 CEC - Mineirão
10/05/2003 – SFC 0 x 2 CEC - Vila Belmiro
20/09/2003 – SFC 0 x 3 CEC - Mineirão
29/08/2004 – SFC 4 x 4 CEC - Mineirão
02/05/2004 – SFC 1 x 3 CEC - Vila Belmiro
24/07/2005 – SFC 2 x 3 CEC - Mineirão
30/10/2005 – SFC 1 x 2 CEC - Parque Antártica
17/08/2006 – SFC 2 x 0 CEC - Vila Belmiro
19/11/2006 – SFC 1 x 1 CEC - Mineirão
07/07/2007 – SFC 4 x 1 CEC - Vila Belmiro
03/10/2007 – SFC 1 x 0 CEC - Mineirão
27/08/2008 – SFC 2 x 0 CEC - Vila Belmiro
25/05/2008 – SFC 0 x 4 CEC - Mineirão



TOTAL DE JOGOS – 44
Vitórias do Santos – 15
Vitórias do Cruzeiro – 17
Empates – 12