
Essa foto mostra a decadência da torcida santista residente em Santos, e é amostra perfeita para a falta de um tipo de fanatismo que não é captada nem sentida pela maioria dos torcedores dessa cidade que tem o privilégio de ter o time do Santos como patrimônio.
As médias dos últimos torneios nacionais dos quais o Santos participou são médias dignas de times de série B e C, de times medíocres e sem metade, aliás, sem um terço das glórias que o glorioso ostenta. Vão dizer e berrar que a cidade comparada as grandes capitais é minúscula, que o ingresso é caro, que o acesso é difícil, que tava muito frio, e blá blá blá tal como sempre esses iludidos gostam de enxergar.
Mas o problema não é esse. O problema não é de ordem financeira, é de ordem emocional. A torcida santista espera o time jogar bem para apoiá-lo, espera espetáculo para ver motivo para o pagamento de um ingresso. Além da má-administração, além dos jogadores frouxos da atualidade, não temos nas arquibancadas (e isso desde o inicio da Era dos Meninos da Vila bi-Campeões Brasileiros que muitas vezes jogaram para as moscas em uma Vila Belmiro repleta de lugares vagos) uma torcida de verdade. Temos facções, fragmentos contrários uns às outros, sendo assim não podemos esperar de uma torcida tão heterogênea um grande público ou grande espetáculo de cânticos.
Como mudar a situação? Não, não acabará. A torcida do Santos é acomodada, espera sempre a queda de um Rei em suas terras para ir ao estádio ou a sorte de um presidente. E os poucos fiéis que sempre estão lá acompanhando o clube não chegam a 10 mil testemunhas por jogo. Um fracasso, uma lastima, uma realidade que apequena o clube não só dentro de campo.
O Santos deveria se desligar dessa cidade e investir na cidade de São Paulo. Mas é um projeto muito grande para um presidente e uma torcida que pensam tão pequeno.
Na Wikipédia assim é explicado o fanático: “o termo Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou idéia ou política ou até mesmo atos extremos, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo.”
Você acredita que em Santos temos mais de 10 mil torcedores fanáticos com condições financeiras para acompanhar a maioria dos jogos do Santos em um Torneio Nacional? A resposta está na foto acima!









